segunda-feira, 29 de março de 2010

Papo de mulher




Não é incomum nos tempos de hoje, que nós mulheres, retardemos o sonho da maternidade para focar em outros sonhos e objetivos, antes de nos tornar responsáveis por outra vida. Entretanto uma das nossas principais preocupações, é se quando resolvermos engravidar, seremos férteis.
Devemos sentir nosso momento certo para que a criança que um dia virá, seja recebida como a dádiva que é, e não um deslize. Só não podemos esquecer que o corpo humano atinge sua maturidade fisiológica cedo, com isso é relativamente cedo sua decadência. A partir dos 30 anos devemos ficar atentas, pois nossos óvulos foram formados no útero materno enquanto aínda éramos embriões, desde quando nosso sistema reprodutivo foi gerado, isso que quer dizer que são literalmente contados.
A maturidade reprodutiva é alcançada muito antes de nos sentirmos psicológicamente preparados, isso é fato. Como driblar esse obstáculo
?
A verdade é que não existe melhor hora, o que existe é a hora de cada um e o que importa é como vamos viver as nossas vidas até que nosso momento chegue. De forma saudável? Assim espero...
Uma das doenças que mais atinge as mulheres modernas que ainda não tiveram filhos, é a endometriose, vou descrever aqui o que entendo disso.
Além do fator da pré-disposição genética, algumas mulheres quando menstruam têm um tipo de refluxo, que carrega algumas células que deveriam ser descartadas pelo nosso útero a outros órgãos do nosso corpo. Normalmente, nosso sistema imunológico cumpre sua função destruindo esses corpos estranhos, mas às vezes falha e essas células começam a se reproduzir descontroladamente, causando aderências que podem causar mal estar como cólicas e desconforto, em casos mais graves nos leva à infertilidade.

A doença é real pode acreditar, digo isso com propriedade. O diagnóstico é difícil e a mulher pode ter problemas sociais devido ao desgaste físico e muitas vezes psíquico, não é fácil.
Estudos dizem que nosso sistema imunológico pode ficar em baixa devido a pressão externa, muitas vezes os estresses causados pelo ritmo frenético em que vivemos podem ser a causa de uma depressão. Como lutar contra isso?
Se precisar, desacelere um pouco, é comprovado que exercícios físicos aliados a atividades que levam a nos sentirmos bem, têm uma ação protetora no organismo feminino. Guarde algumas horas da sua semana para um cinema, se possível ande a pé, o trânsito é estressante não abra mão do seu bem-estar, essas são as recomendações médicas!
Ao nos exercitarmos a concentração de endorfina e serotonina sobe, a relação direta dessas substâncias com a sensação de prazer nos motiva a viver a vida de uma forma mais leve e saudável, com exercícios físicos diários.
Um pouco de disciplina é bom, nosso corpo é como uma máquina e deve ser usado pois senão "enferruja". Compre um tênis, uma prancha de surf, uma raquete ou qualquer coisa que te agrade e vá curtir. Corra, pule, brinque, nade, dê risada, faça um piquenique, tome sol.
Enfim, SEJA FELIZ SEM CULPA!

O resto o tempo traz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário