terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O grito!

Uma vez me disseram que o importante não é conseguir mudar o mundo, e sim ter a intenção de fazê-lo. Quando entrei na faculdade de biologia, eu acreditava que através da pesquisa iria fazer diferença, mas ao longo do caminho conheci a fotografia, e transformei essa nova paixão em profissão. Sempre assumi o papel de espectadora, analisando sem ser notada. Olhar uma cena, dela congelar um instante e ter a liberdade de mostrá-lo sob o meu ponto de vista é como dialogar. A diferença é que nesse caso,quem fala por mim é a imagem. Sob essa nova perspectiva, corro o risco de me tornar uma tagarela. Desejo fotografar para revistas, pois a oportunidade de me expressar em veículos de grande distribuição e de fácil acesso, numa sociedade onde informação e cultura têm o tratamento predominantemente visual é um privilégio. As imagens que ilustram suas páginas despertam uma gama de sentimentos, desde a vontade de comer a apetitosa trufa de chocolate cuja foto foi cuidadosamente elaborada de forma a nos deixar com água na boca, até as fotografias criadas por Sebastião Salgado, que sensibilizam relatando tragédia e pobreza de uma forma singular, quase poética. Seja por ser agradável ou incômoda, de caráter informativo ou transformador, a fotografia é como um grito, que atrai a atenção do leitor num primeiro momento. Qual o próximo passo? Acho que preciso aprender a cantar...

2 comentários:

  1. Texto de apresentação escrito para entrar no curso abril 2010.
    Infelizmente não rolou, mas não desisto nunca!

    ResponderExcluir
  2. "Dentro de nós há uma coisa que não tem nome,
    essa coisa é o que somos" Ensaio sobre a cegueira

    Seu trabalho é incrível.

    Ps: e com certeza você é uma pessoa que acrescenta Ma,fiquei feliz de presenciar o dia do seu aniversário em Trindade!

    Iara.

    ResponderExcluir